Empréstimo pessoal
Essa alternativa garante um fôlego financeiro para quem precisa, pois oferece um acesso mais simples do que outros produtos/serviços bancários — além de permitir boas negociações, com melhores condições de pagamento.
Algumas pessoas desejam melhorar a sua situação financeira para se livrar de dívidas, retomar o controle do orçamento e, até mesmo, para realizar algum sonho — comprar um bem de valor elevado, viajar, estudar, entre outros interesses.
Ficou tentado em saber tudo sobre empréstimo pessoal e quer tirar dúvidas sobre o tema? Neste material, você entenderá tudo sobre esse tipo de crédito, desde o seu conceito até os benefícios e os passos para consegui-lo. Acompanhe!
O que é empréstimo pessoal?
O crédito pessoal nada mais é do que uma determinada quantia em dinheiro, concedida por uma instituição bancária ou financeira, que tem como maior diferencial a liberdade para o seu uso. Isso significa que você não precisa dizer como gastará essa verba, como acontece com os financiamentos.
Em troca desse serviço, a instituição cobra juros mensais, que variam de acordo com a negociação firmada em contrato e a política da empresa. Outros detalhes podem interferir nesse valor, como a análise de crédito do cliente e o montante emprestado. Tudo isso pode gerar um reajuste na taxa como forma de evitar a probabilidade de inadimplência.
Como o empréstimo pessoal funciona?
No empréstimo pessoal, a instituição empresta o dinheiro para uma pessoa física com posse de documentos de identidade válidos no país. Como não é preciso comunicar o uso dessa quantia, basta negociar as obrigações contratuais, como número de parcelas e percentuais de juros.
Após coletar a documentação necessária, a instituição fará uma análise de crédito do solicitante, a fim de saber se ele tem condições de quitar a dívida. Nessa etapa, são analisados dívidas, hábitos de consumo e outros registros públicos. Se estiver tudo certo, a aprovação será bem rápida, sendo possível receber a quantia no mesmo dia.
Como se planejar para pegar um crédito pessoal?
Embora seja um recurso de fácil acesso, o empréstimo pessoal precisa ter um planejamento financeiro bastante adequado, pois o objetivo do solicitante é resolver emergências. Por isso, é necessário considerar alguns fatores antes de solicitá-lo.
Esse tipo de crédito não obriga a pessoa dar satisfação quanto à sua finalidade para a instituição, mas você deve ter os motivos devidamente definidos na sua mente. Isso soa um pouco óbvio. Afinal, é impossível saber a quantia necessária de dinheiro se não existir um objetivo definido.
Se o empréstimo é para comprar um carro, pesquise o modelo ideal para o seu perfil e o quanto ele custará. Ao levantar esses detalhes, você certamente fará um empréstimo consciente, sem pedir um valor desnecessário.
Como o crédito precisa ser pago todo mês, entenda que uma fatia do seu orçamento será direcionada para esse pagamento. Portanto, na hora de fechar negócio, veja se é possível arcar com esse tipo de acréscimo sem afetar as suas economias.
Veja algumas dicas:
-pagar as parcelas na data do vencimento;
-pagar antecipadamente sempre que puder;
-se tiver valor suficiente em mãos, liquidar o empréstimo;
-não deixar de pagar outros custos e despesas.
Essas práticas deixarão você livre de compromissos financeiros o mais breve possível. Ao atingir esse nível de estabilidade, você estará pronto para solicitar novos créditos, caso haja necessidade.
Além disso, pense sempre que os períodos de contrato com a instituição que concede o empréstimo são passageiros. Apenas porque você optou por esse recurso para resolver uma situação urgente não quer dizer que você ficará pagando parcelas de crédito pessoal pelo resto da vida.