Consignado para servidores.

Por mais que sejamos controlados com o dinheiro, sempre estamos sujeitos a situações emergenciais que nos levam a procurar por crédito pessoal. Nesses momentos, um dos mais buscados é o empréstimo consignado para funcionário público.

Essa modalidade conta com uma série de vantagens, como as taxas de juros menores e prazos diferenciados para pagamentos. Quer entender melhor o que é e como funciona o empréstimo consignado para funcionário público? Continue a leitura!

O que é e como funciona o empréstimo consignado para funcionário público?

O empréstimo consignado é aquele em que as parcelas são consignadas, ou seja, ao invés de você pagar o seu empréstimo via boleto bancário ou outras modalidades, as parcelas são descontadas automaticamente do seu contracheque, todos os meses.

A diferença do empréstimo para servidor público está nas taxas de juros menores

e nos prazos estendidos para pagamentos. Isso porque o funcionário público conta com mais estabilidade, oferecendo uma segurança maior aos bancos e financeiras, que podem trabalhar com taxas reduzidas.

Mas para ter acesso a esse crédito pessoal, é importante que a instituição ou autarquia na qual você trabalha tenha convênio estabelecido com algum banco ou financeira que oferece a modalidade de empréstimo consignado.

Para saber se há essa possibilidade, é preciso conversar com o RH de onde você trabalha.

Valores

Não há um valor pré-definido de quanto pode ser liberado de empréstimo. A análise é feita individualmente e depende da margem consignável. De acordo com a lei, só é permitido que uma pessoa comprometa até 30% da sua renda com empréstimos.

Assim, o valor liberado dependerá de quanto você recebe e de quais empréstimos vigentes você já possui. Isso porque, dentro dessa margem, serão somados todos os empréstimos ativos em seu nome. A soma de todos eles não pode ultrapassar os 30% da renda.

Quer ver outras notícias ?